Ginecomastia

A Ginecomastia é o nome que se dá ao aumento das mamas nos homens e pode ocorrer em decorrência de uma série de fatores.

A forma mais frequente é a chamada ginecomastia puberal, que acontece na puberdade, período de grande estímulo hormonal. A forma puberal pode regredir ao estágio normal, entretanto quando isto não acontece, a presença de mamas aumentadas passa a incomodar o adolescente e pode ter repercussões sociais. Assim, o adolescente não quer ir à piscina, à praia, não se troca na frente de amigos e familiares e usa camisetas sempre grandes e folgadas.

Outra causa muito frequente de ginecomastia é a decorrente do uso de esteróides anabolizantes. Estas medicações são muito utilizadas por frequentadores de academias em busca de um corpo musculoso e definido. Muitos casos regridem após a interrupção da medicação, mas uma grande quantidade de usuários acaba por ficar com um aumento definitivo das glândulas mamárias em maior ou menor grau; a depender da quantidade de receptores hormonais na glândula mamária masculina, que é rudimentar, e também da quantidade de anabolizante utilizada.

Com o crescente aumento de peso da população brasileira, onde, hoje, aproximadamente 50% dos brasileiros encontra-se no sobrepeso (índice de massa corporal entre 25 e 30), o aumento das mamas pelo acúmulo de gordura também tem sido muito frequente. Se o aumento não for muito grande, ao emagrecer as mamas podem retornar ao tamanho normal, entretanto nos grandes ganhos ponderais ocorre também distensão da pele, o que pode provocar, inclusive, o aparecimento de estrias.

Um percentual menor das ginecomastias se deve a alterações hormonais relacionadas a alterações dos testículos e das glândulas supra-renais e também ao uso de medicações.

O tratamento da ginecomastia como regra geral é cirúrgico e envolve a redução da glândula (adenectomia), da gordura ao redor da glândula, através de lipoaspiração, ou uma combinação das duas técnicas; o que é mais frequente. Já nos casos, menos frequentes, em que há também excesso de pele, esta também necessita ser removida conjuntamente com a glândula e com a gordura. Este tipo de cirurgia deixa uma cicatriz de 360 graus ao redor da aréola.

A cirurgia para correção da ginecomastia é realizada sob anestesia geral e em regime Day Clinic, isto é, o paciente interna, opera e vai para casa no mesmo dia. Com exceção dos casos em que se realiza somente a lipoaspiração, nesta cirurgia, rotineiramente utiliza-se dreno de sucção que, em geral, é removido com 48 a 72 horas de evolução.

LIGUE PARA (11) 2114-6040
Gostou do Conteúdo? Compartilhe