Cirurgia das Pálpebras – Blefaroplastia

Clínica Tissiani - Cirurgia Plástica - Clínica Tissiani - Cirurgia Plástica - Lagoftalmo Paralítico

A cirurgia das pálpebras pode ser realizada tanto nas pálpebras superiores como nas inferiores. O principal objetivo desta cirurgia é a remoção dos excedentes de pele e das bolsas de gordura. Nas pálpebras superiores as cicatrizes ficam localizadas nos sulco palpebral superior a aproximadamente 8 a 10 mm dos cílios, de maneira que, ao abrir os olhos as cicatrizes não ficam visíveis.

Nas pálpebras inferiores as cicatrizes ficam localizadas bem próximas aos cílios, de maneira que estes acabam por escondê-las parcialmente. Em pacientes jovens em que não há excesso de pele, mas exclusivamente excesso das bolsas de gordura nas pálpebras inferiores, estas podem ser removidas através de pequenas incisões por dentro das pálpebras. É a chamada blefaroplastia transconjuntival. Nos casos em que os olhos são encovados ou a transição entre as pálpebras inferiores está muito marcada, é necessário adicionar volume para atenuar essas alterações anatômicas. Este volume pode ser às custas de microenxertos de gordura, enxertos de gordura com derme ou através da transposição das próprias bolsas de gordura palpebrais existentes nas pálpebras inferiores. Assim, os pacientes são analisados de maneira muito individualizada para que a melhor técnica seja empregada.

Outros procedimentos podem ainda ser realizados em conjunto com a blefaroplastia. Podem ser realizadas pequenas ascensões das caudas das sobrancelhas, remoções parciais dos músculos que causam as rugas na glabela (região entre as sobrancelhas), correção da ptose palpebral (pálpebra superior baixa), correção da inversão dos cílios (entrópio); entre outras patologias.

Estas cirurgias são, em geral, realizadas sob anestesia local e sedação e em regime de Day Hospital (o paciente opera e vai para casa no mesmo dia).

No período pós-operatório as pálpebras ficam inchadas e com roxidão, situação que tem rápida resolução com o uso de colírios, repouso e compressas de gazes com soro fisiológico gelado. Os pontos são removidos entre 3 e 5 dias.

LIGUE PARA (11) 2114-6040
Gostou do Conteúdo? Compartilhe