Botox

O mercado da estética é um mercado de milhões de dólares e as empresas deste segmento querem, cada uma, a sua fatia do bolo.
A primeira marca de toxina botulínica, e possivelmente a mais conhecida, a desembarcar no Brasil foi o Botox™ da empresa Allergan. É a líder de mercado, entretanto seu market share reduziu em virtude da chegada das concorrentes. Hoje, no Brasil, são 4 as toxinas botulínicas que possuem registro junto à ANVISA (o FDA brasileiro, ainda que muito longe daquele) e, portanto, podem ser comercializados e aplicados na população brasileira.

Inicialmente a durabilidade dos efeitos era de 6 meses, entretanto por constatações do dia a dia dos consultórios de cirurgiões plásticos e dermatologistas, na bula, consta hoje, que a durabilidade do resultado é de 4 meses.

A toxina botulínica tem a função de bloquear a ação do músculo em que é injetada por um período de 4 meses. O início de sua ação se dá após 72 horas da aplicação e o equilíbrio do bloqueio se estabelece com 2 semanas, quando a(o) paciente deve retornar ao consultório para a análise do bloqueio obtido e, se for necessário, realizar algum complemento ao bloqueio.

Existe uma infinidade de condições médicas em que a aplicação da toxina botulínica traz benefícios ao paciente. Enxaqueca, espasmos musculares do pescoço e da face, espasmos musculares dos membros, alterações do funcionamento do músculo da bexiga, do músculo do esôfago, do músculo que eleva as pálpebras, nas assimetrias faciais pós-paralisia facial, etc…

No segmento da medicina do bem estar (wellness) e estética, a toxina botulínica é utilizada principalmente para atenuar as inconvenientes rugas da expressão facial (rugas da braveza, os pés de galinha, as rugas de preocupação na testa, as linhas na raiz do nariz), as bandas platismais no pescoço, o sorriso gengival, o canto da boca muito para baixo que dá um ar de tristeza, para reduzir o excesso de suor nas axilas, mãos, pés e nas bochechas (Sd. de Frey), entre outras indicações.

A aplicação é realizada com uma agulha muito fina após a aplicação de pomada anestésica com 40 minutos de antecedência, para minimizar a dor das picadas. Pode-se usar gelo como um método anestésico também. Não é recomendada a prática de esporte após a aplicação de toxina botulínica e também dormir com a cabeça muito horizontalizada nas 4 horas subsequentes. Podem surgir manchas arrocheadas nos locais da aplicação, que facilmente podem ser disfarçadas com uma base ou mesmo um filtro solar com tonalizante. Estas manchas (equimose, mais conhecidas como hematomas) somem com 10 dias em média.

A toxina não deve ser aplicada em pacientes que sabidamente tem alergia ao produto, à albumina e nos pacientes que estiverem fazendo uso de antibióticos aminoglicosídeos. Deve-se aguardar o término do bloqueio para que uma nova aplicação seja realizada.

LIGUE PARA (11) 2114-6040
Gostou do Conteúdo? Compartilhe