Peelings

Os peelings são procedimentos realizados em consultórios médicos cujo objetivo é descamar a pele e estimular a síntese de colágeno. Os peelings são classificados em muito superficiais, superficiais, médios e profundos.

Os peelings muito superficiais são, geralmente, realizados por esteticistas e são compostos por ácidos em muito baixa concentração ou mesmo por ácidos não potentes. Entretanto, produzem redução parcial da capa córnea e sua aplicação repetidamente promove melhoria da qualidade da pele. A microdermoabrasão é, nas mãos de esteticistas, um peeling muito superficial , porém não químico, mas mecânico.
Os peelings mais comumente utilizados por médicos são os superficiais, que melhoram bem a pele e não interrompem a rotina do(a) paciente. Já os médios, muitas vezes interrompem a rotina por 3 a 5 dias.

As substâncias mais utilizadas nos peelings superficais são os ácidos retinóico, lático, mandélico e salicílico. Existem outras substâncias que, sozinhas ou combinadas, produzem soluções que propiciam excelente estimulação da síntese de colágeno e descamação. Um bom exemplo é a solução de Jessner, que combina resorcinol, ácido lático e ácido salicílico.

O ácido retinóico, talvez, seja o ácido mais utilizado com o agente de peeling. Possui excelente tolerabilidade, é um potente estimulador da síntese de colágeno e pode, ainda, ser combinado com substâncias despigmentantes. Como é derivado da vitamina A, sua cor original é o amarelo e por isso, muitas vezes coloca-se uma base bege (neutracolor) para que fique mais aceitável por parte das(os) pacientes. Lembrando que o peeling de ácido retinóico inicia no consultorio e termina em casa. Isto quer dizer que o(a) paciente vai para casa com uma máscara bege que será removida, após um certo período de tempo, pelo(a) próprio(a) paciente.

Em geral a descamação tem início em 2 a 3 dias e dura de 3 a 4 dias. Neste período a(o) paciente deve utilizar rigorosamente filtro solar com fator 40 ou mais e também pode utilizar loções hidratantes sem álcool em sua composição.

Muito frequentemente realiza-se um preparo pré-peeling, que tem por objetivo reduzir a camada córnea e facilitar a penetração das substâncias presentes no peeling otimizando seus potenciais resultados.

O ácido tricloroacético ou TCA (como ee mais conhecido) é muito utilizado como agente de peeling e também é a substância carro-chefe no tratamento das queratoses actínicas (as lesões pré-malignas causadas pela exposição solar prolongada) e mesmo para queratoses seborreicas. Como agente de peeling pode ser utilizado em diferentes concentrações, mas as mais comuns são 15% e 30%. Na concentração de 30% o TCA produz um peeling médio, cuja recuperação é de 7 a 10 dias em média e nesse período, as(os) pacientes ficam reclusas.

O melhor período do ano para a realização de peelings é o outono-inverno. Agende sua consulta para saber qual é o melhor peeling para você.

LIGUE PARA (11) 2114-6040
Gostou do Conteúdo? Compartilhe