Cicatriz de Acne

A acne é patologia inflamatória e infecciosa que pode deixar marcas, cicatrizes, na face, pescoço, colo e no dorso.

Para as sequelas da acne há uma grande quantidade de tratamentos disponíveis, como os peelings (superficiais, médios e profundos), as sessões de laser (CO2 e Érbio), dermoabrasão e também o enxerto de gordura.

Os tratamentos em que a agressão à pele é superficial, como nos peelings superficiais e no laser de érbio fracionado, podem ser realizados praticamente o ano todo. Entretanto quando a agressão é mais porfunda, como nos peelings médios e profundos, no laser de CO2 e na dermoabrasão; aí estes devem ser realizados apenas no ciclo outono – inverno.

O enxerto de gordura é uma alternativa especial, uma vez que não é infrequente ver pacientes com cicatrizes da acne que apresentam redução do volume de gordura na região das bochechas e nas maças do rosto. Esta perda volumétrica se deve aos inúmeros processos inflamatórios-infecciosos existentes nos casos de acne mais grave, exatamente os casos que podem deixar marcas profundas na face e no corpo, inclusive com impacto na auto-estima dos(as) pacientes.

O enxerto de gordura, por apresentar células-tronco entremeadas às células de gordura, além de promover uma melhora da volumetria facial também propicia algum grau de melhora no aspecto das cicatrizes. Como não agride a pele, pode ser realizado o ano todo e, ainda, é uma cirurgia realizada em regime Day Clinic e que aproveita a gordura do(a) próprio(a) paciente.