Mentoplastia – Cirurgia do Queixo

A mentoplastia é a cirurgia para a correção do hipomentonismo, isto é, pouca projeção do queixo. Existem basicamente duas situações que levam ao hipomentonismo: uma mandíbula pequena e uma mandíbula com desenvolvimento normal, mas cujo desenvolvimento da porção central (sínfise) não foi adequado.

Assim, para as mandíbulas pequenas uma cirurgia óssea deve ser realizada e para as mandíbulas de tamanho normal 3 cirurgias são possíveis: a colocação de uma prótese de Medpor® que necessita de dois parafusos para ser fixado ao osso, a cirurgia óssea em que uma osteotomia com deslizamento anterior do segmento ósseo e fixação com a placa de Paulus e 4 parafusos e por fim o enxerto de gordura.

Nas pequenas alterações do queixo, que é a grande maioria dos casos, assim como nas ritidoplastias (face liftings) o enxerto de gordura é o mais indicado pela sua simplicidade e baixo custo, considerando que Porex®, placa de Paulus e parafusos acrescentam custo significativo ao procedimento. Entretanto em casos onde a falta de projeção do queixo é muito acentuada, a cirurgia óssea associada ou não ao Porex e/ou ao enxerto de gordura, poderá ser necessária.

O enxerto de gordura é um procedimento bem mais simples e muitas vezes utiliza a gordura aspirada do pescoço, mais especificamente da região submentoniana; o que auxilia ainda mais na obtenção de um perfil mais adequado.

A mentoplastia realizada com enxerto de gordura isoladamente, deixa uma cicatriz muito pequena e tem um período de recuperação pós-operatória muito curto e confortável.

LIGUE PARA (11) 2114-6040
Gostou do Conteúdo? Compartilhe