Reconstrução de Aréola e Papila

A reconstrução do complexo aréolo-papilar, isto é, aréola e bico da nova mama é o último passo para se concluir todo o longo processo da reconstrução mamária.

O bico (papila) pode ser reconstruído com a doação de parte da papila da mama sã, desde que seja grande o suficiente para poder doar um segmento e permanecer com uma boa projeção. Também, pode-se reconstruir a nova papila empregando-se a pele da nova mama através de técnicas que utilizam desenhos especiais. Nestes casos, faz-se a reconstrução em dois momentos. O primeiro para o preparo e o segundo, que é a reconstrução propriamente dita, ao menos três semanas depois. Estas cirurgias são de pequeno porte e, em geral, são realizadas sob anestesia local, em centro cirúrgico, mas em regime ambulatorial, isto é, opera e recebe alta no mesmo dia.

Uma vez reconstruída a nova papila (novo bico) resta, então, a tatuagem que vai criar a nova aréola e vai dar cor à papila reconstruída. Ao menos duas sessões de tatuagem (dermo-pigmentação) são necessárias, com intervalo de tempo bastante variável entra uma sessão e outra.

As agulhas utilizadas na dermo-pigmentação são descartáveis, o que confere segurança biológica ao procedimento. A tatuagem é realizada sob o uso de anestesia tópica em forma de pomada, que o paciente aplica em casa 1 hora antes da sessão.

Em alguns casos, devido à dificuldade de se mimetizar a cor da aréola da mama sã, pigmenta-se as duas aréolas com a mesma cor.

LIGUE PARA (11) 2114-6040
Gostou do Conteúdo? Compartilhe