Reconstrução de Mama com o Músculo Grande Dorsal

A reconstrução com o músculo das costas é chamada de reconstrução com o músculo grande dorsal. Este músculo está situado no dorso, um em cada lado (direito e esquerdo) e se trata de um músculo plano e em geral forte. Este músculo provê suprimento sanguíneo para a e pele localizada sobre ele e, consequentemente, na cirurgia de reconstrução da mama, um grande segmento (fuso ou ilha) de pele será utilizado para criar a nova mama. Diferentemente do retalho do abdome (TRAM), este retalho não tem um grande volume de gordura suficiente para reconstruir toda uma mama, mesmo em pacientes acima do peso. Desta maneira, a reconstrução com o músculo das costas quase sempre necessita de uma prótese de silicone que é utilizada para dar um bom volume e forma à mama que será reconstruída.

Esta cirurgia, em geral, é realizada quando o abdome não está disponível para a reconstrução da mama. As cicatrizes resultantes são uma horizontal ou oblíqua nas costas e outra ao redor da mama reconstruída. Nesta cirurgia são utilizados drenos tanto no dorso como na mama reconstruída que, em média, são retirados dentro de uma semana na mama reconstruída e duas semanas no dorso. A retirada dos drenos não é dolorosa, mas causa um desconforto leve e rápido. Pontos, quando presentes, serão removidos até a segunda semana de pós-operatório.
As vantagens, do emprego deste retalho, são não causar alterações na parede abdominal, apresentar um excelente suprimento sanguíneo e poder ser realizado em pacientes fumantes e acima do peso.

As desvantagens desta técnica é que ele deixa uma cicatriz grande nas costas e que nem sempre pode ser completamente escondida por um traje de banho como um biquíni, por exemplo. Em pacientes atletas que utilizam o braço intensamente, esta cirurgia é contra-indicada. Em geral, as pacientes submetidas a este procedimento não apresentam limitação funcional e desenvolvem as atividades rotineiras normalmente.

As complicações mais frequentes nesta técnica são hematoma, infecção, que pode resultar na retirada do implante, abertura de pontos nas costas e a formação de acúmulo de líquido nas costas ( o que chamamos de seroma). O tratamento do seroma é realizado por punções semanais. Dor no local da retirada do retalho é evento bastante frequente, mas melhora bastante com os analgésicos prescritos.