Reconstrução de Mama com Expansor

A reconstrução de mama com utilização do expansor de pele é indicada para as reconstruções de pacientes que não receberam radioterapia durante o tratamento oncológico após a mastectomia.

O expansor é, em lingaguem simplificada ,uma bexiga feita de silicone conectada a uma válvula. Esta bexiga é introduzida através da cicatriz da mastectomia existente no tórax e é posicionada de maneira a ficar totalmente recoberta por músculos. A válvula, que fica posicionada sob a pele e um pouco afastada do expansor, tem a função de permitir que a “bexiga” seja preenchida com o soro fisiológico.

Passados, em media, duas semanas da cirurgia para a colocação do expansor, este passa então, a ser preenchido. As sessões de expansão, como são chamadas, são realizadas semanal ou quinzenalmente até que o expansor esteja completamente cheio. Este período dura, em média, dois a três meses. Uma vez cheio, programa-se uma segunda cirurgia para a retirada do expansor e para a colocação da prótese mamaria de silicone definitiva. Nesta segunda cirurgia podem ser necessários procedimentos que busquem a semetria entre as mamas, tais como: enxerto de gordura, lipoaspiração, suspensão ou aumento da mama remanescente (contralateral ou sã).

Quando a mama contralateral é grande, aproveita-se o tempo cirúrgico de colocação do expansor para já reduzir a mama remanescente, de maneira que ela passe a servir de referência (modelo) para a mama a ser reconstruída.

A duração da cirurgia de colocação de expansor somente é de duas horas podendo aumentar caso seja realizado algum procedimento na mama sã. A internação é de duas noites e em 100% dos casos utiliza-se dreno, com o qual a paciente vai para casa por ocasião da alta.

A complicação mais temida nesta cirurgia é a infecção. A infecção de expansores praticamente determina que o expansor seja retirado. Caso isso aconteça, um período de seis meses após o termino do tratamento da infecção deverá ser aguardado para que um novo expansor seja introduzido.

Mais informações acerca das próteses de silicone utilizadas na cirurgia de substituição do expansor estão no tópico Reconstrução com Próteses (Implantes Mamários de Silicone).