Redução de Mama – Mamoplastia Redutora

A mamoplastia redutora, como o próprio nome diz, é a cirurgia de redução das mamas. Uma mama bonita em geral possui uma relação de conteúdo e envelope perfeita, isto quer dizer que a pele está em perfeita harmonia com a glândula e com a gordura mamárias. Assim é a abordagem cirúrgica da redução mamária. Remove-se o excedente de pele, gordura e tecido mamário objetivando-se esta relação conteúdo-continente harmoniosa.

É a extensão da remoção de pele que determina a cicatriz resultante final. Esta pode ser ao redor da aréola apenas (periareolar), ter um componente vertical e, a mais comum, é a que deixa o famoso T invertido.

Em geral as cicatrizes evoluem bem, de maneira que a longo prazo, a cicatriz horizontal que fica localizada no sulco entre a mama e o tórax é a que fica mais perceptível. Se a paciente tiver propensão ao desenvolvimento de queloide, está indicada a realização de betaterapia no período pós-operatório imediato.

Uma das perguntas mais frequentes acerca desta cirurgia é a alteração da sensibilidade da aréola e da papila (bico) após a cirurgia. A redução da sensibilidade nesta região tão importante da mama feminina está diretamente relacionada com o volume da redução da mama. Assim, quanto maior a redução de tecido mamário, maior a redução da sensibilidade. Entretanto, completa anestesia do complexo aréolo-papilar é evento infrequente.

Apenas para ilustrar, mesmo as cirurgias de aumento mamário com os implantes de silicone, podem cursar com pequenas áreas de redução de sensibilidade nesta região.

LIGUE PARA (11) 2114-6040
Gostou do Conteúdo? Compartilhe