Rejuvenescimento Labial e Perioral

Os lábios podem, assim como os demais tecidos faciais, também envelhecer e o lábio superior em geral é o mais acometido neste processo, sofrendo alongamento e afinamento com consequente perda da exposição da parte vermelha do lábio (vermelhão), local onde as mulheres passam o batom. Um lábio com boa apresentação do vermelhão é um lábio atraente.

A cirurgia para rejuvenescimento do lábio superior pode ser realizada através do encurtamento colocando-se a cicatriz final junto ao assoalho narinário ou mesmo colocando-se a cicatriz junto à transição da pele do lábio com o vermelhão. Esta cirurgia foi desenvolvida pelo Prof. Ivo Pitanguy e ficou conhecida como bardotização em homenagem à atriz francesa Brigitte Bardot.

Para correção dos lábios finos basta acrescentar volume aos lábios, que preferencialmente se faz com gordura devido à possibilidade de se realizar o aumento 3D – tridimensional dos lábios, enxertando-se a gordura em toda a espessura labial. Por ser região anatômica de grande mobilidade, a integração dos enxertos de gordura é pequena e isto pode determinar que mais de um procedimento seja realizado para se alcançar o resultado desejado.

Os preenchedores existentes no mercado, como os a base de ácido hialurônico, não permitem este tipo de abordagem 3D, mas para os casos em que uma pequena correção é necessária, estes são a primeira escolha. Disponíveis em seringas de 0,8 a 1,0 ml com ou sem anestésico em sua composição, os produtos à base de ácido hialurônico podem aplicados nos lábios superior e inferior sob anestesia loco-regional (semelhante a anestesia dada pelos dentistas) e tem durabilidade média de 10 meses, variando entre 8 e 12 meses.

Existem preenchedores à base de outras substâncias como hidroxiapatita, polimetilmetacrilato – PMMA, entretanto os à base de ácido hialurônico são os mais seguros e com menores índices de complicação.

As rugas periorais, mais comuns em fumantes, porém não exclusivas destes; devem ser tratadas em conjunto com a reposição volumétrica do lábio. Pode-se realizar peelings, laseres e dermoabrasão. A dermoabrasão, que pode ser realizada sob anestesia local no consultório ou mesmo como parte da cirurgia do rejuvenescimento facial (ritidoplastia) é a técnica que melhor trata estas rugas. A pele fica discretamente avermelhada, que melhora com o passar de 3 a 4 semanas. Neste período a hidratação e o uso de filtros solares com tonalizantes são imprescindíveis.

LIGUE PARA (11) 2114-6040
Gostou do Conteúdo? Compartilhe